Em tempos de conectividade e jogos eletrônicos, onde as crianças passam cada dia mais tempo na frente de um computador, tablet ou videogame, os jogos dirigidos são instrumentos importantes para que as crianças se relacionem umas com as outras.  Além disso, ensinam as crianças a aceitarem a derrota e vibrarem com as vitórias. O que pode ser visto apenas como uma brincadeira proporciona benefícios físicos, cognitivos e sociais: desenvolvimento da capacidade aeróbica, equilíbrio corporal, ganho de atenção e coordenação motora, estimulação da criatividade, entre outros.

A coordenadora do Ensino Fundamental I, Daniela Costa, explica que o brincar é o elemento principal nas atividades infantis até aproximadamente os 10 anos, mudando os interesses de acordo com a faixa etária. Crianças até três anos são atraídas pela exploração de objetos e brinquedos, sendo o tato o instrumento de descoberta. Dos quatro aos seis anos o interesse está relacionado a fantasia e a imaginação, constituindo como fatores determinantes. A partir dos sete anos as crianças despertam o interesse por jogos com ou sem a participação de adultos. “O jogo dirigido é um jogo com regras e seu principal objetivo é trabalhar a socialização, o respeito às regras, o trabalho em equipe”, disse. Daniela também informou que todas as turmas do 1° ao 5° ano realizam semanalmente jogos dirigidos. Queimada, base 4, ameba, mãe de rua e fut lençol são alguns dos jogos que as crianças do Fundamental I praticam. A coordenadora destaca que a queimada é um dos jogos preferidos e que desenvolve uma agilidade corporal significativa, já que a criança precisa se esquivar das boladas para não sair do jogo. “Além de também ser um momento de recreação é possível observar o desenvolvimento emocional das crianças como elas passam a entender o significado de ganhar e perder, lidar com as frustações e a esperar a sua vez”, ressaltou.

O Colégio CB COC São Roque tem uma proposta pedagógica multidisciplinar para todos os segmentos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aliando a tecnologia de ponta às novas exigências da pedagógica educacional. No Ensino Fundamental I o material didático está voltado para a alfabetização e letramento, sempre aliado a atividades diferenciadas, alegres e lúdicas. As práticas adotadas direcionam o desenvolvimento cognitivo e proporcionam valores que sirvam de alicerce para a formação intelectual e personalidade de cada criança.