O Colégio CB COC São Roque tem como princípio educativo formar cidadãos para o mundo por meio de experiências adquiridas ao longo da vida. Neste sentido, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I podem ter acesso a um programa de alfabetização bilíngue. O método de ensino utilizado é o Pearson Bilingual Program, elaborado especialmente para o aprendizado da língua inglesa de forma lúdica e prática. Todo material utilizado é desenvolvido especialmente para o ensino bilíngue contemplando, além do ensino da língua inglesa, conhecimentos de matemática e ciências naturais. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira no turno inverso do qual a criança está matriculada em sua turma regular.

A coordenadora pedagógica do programa bilíngue Juliana de Alcântara explica que além do uso do material didático a rotina das crianças inclui pequenos projetos que buscam aprofundar os conhecimentos adquiridos focando nas habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever. Entre os projetos trabalhados neste segundo semestre a coordenadora destaca o Cooking Class, Spelling e Animals and letters. “Toda a conversação, do Infantil ao Fundamental I, é realizada em inglês e os projetos além de trabalhar o lúdico reforçam o aprendizado e o retorno das crianças é significativo. No projeto Spelling (soletrando), aplicado nas turmas preschool II, elementary I and II, eles estavam especialmente animados e como reconhecimento pela motivação receberam um certificado de participação. Todos foram vencedores!”, frisou Juliana.

O planejamento do Pearson Bilingual Program, também incluiu questões sociais e culturais dos países de língua inglesa. A ideia é que os alunos vivenciem as experiências desses países. Entre outras ações, datas comemorativas são incluídas no calendário de atividades do programa bilíngue do Colégio CB COC. Entre elas: Easter (Páscoa), Saint Patrick's Day (Dia de São Patrício), Thanksgiving (Ação de Graças) e Halloween (Dia das Bruxas). Para este ano a Semana do Halloween do Programa Bilíngue (30 de outubro a 1° de novembro) contou com oficina de culinária típica, gincanas, desfile de fantasias e brincadeiras que são características dos Estados Unidos.

A coordenadora Juliana também informa que além de um material excelente o programa conta com profissionais extremamente capacitados que estão em constante treinamento pela Pearson Bilingual, sendo mais um diferencial do bilíngue do Colégio CB COC. “É um programa de excelência, que vai além do ensino de outra língua, buscar fazer pensar e vivenciar em dois idiomas. Isso faz a diferença na aprendizagem e no dia a dia das crianças”, finaliza a coordenadora.