Os benefícios de uma alfabetização bilíngue já são amplamente conhecidos. Entre os que ganham mais destaque estão aqueles relacionados à comunicação, cultura, conhecimento e oportunidades. No entanto,é crescente o número de estudos que comprovam que os benefícios vão muito além.Neurocientistas apontam que um cérebro bilíngue tem mais sinapses do que um cérebro monolíngue, o que permite à pessoa uma série de vantagens. 

De acordo com a doutora Viorica Marian nas crianças essas vantagens tendem a ser potencializadas em função do processo de neuroplasticidade, que é a capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se emoldar-se a nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito a novas experiências. Segundo os cientistas o cérebro de uma criança exposta a dois idiomas absorve muitas informações que o ajudam a tornar-se mais forte e inteligente potencializando habilidades cognitivas não verbais. As crianças crescem como se tivessem dois cérebros monolíngues “alojados” dentro do seu cérebro e quando duas línguas estão equilibradas, as crianças bilíngues têm vantagens de pensamentos sobre as monolíngues, especialmente no que se refere a concentração, memória, criatividade e raciocínio lógico. 

Engana-se quem pensa que o bilinguismo começa apenas com o processo de alfabetização. A doutora Ligia Fonseca Ferreira explica que na idade entre os seis meses e quatro anos, há uma janela cerebral nas crianças. “Isso significa que estão se formando circuitos de linguagem. Os neurônios, se estimulados, podem fazer novas conexões e especializações.Apresentar um novo idioma nesta idade pode tornar a tarefa mais fácil, sim. Há maior chance da criança falar sem sotaque, já que as estruturas nervosas básicas estão em formação. Além disso, as crianças aguçam a compreensão auditiva e tornam-se capazes de distinguir sons semelhantes, como no inglês,bed (cama) e bad (mau). Só de ouvir, elas já vão absorver a língua assim como fazem com o português”.  

E finalmente, o bilinguismo parece trazer proteção contra o declínio cognitivo típico do envelhecimento e retardar a doença de Alzeimer. Segundo a neurologista Suvarna Alladi, falar mais de uma língua desenvolve partes do cérebro conectadas a funções executivas. “Em curto prazo, a criança bilíngue tem a memória fortalecida, assim como seu autocontrole e flexibilidade mental. Em longo prazo, esse desenvolvimento cerebral pode atrasar doenças cerebrais como o Alzheimer, em até 10 anos”, explica. 

Diante de tantas vantagens,seja na área da saúde mental, no convívio social, nas oportunidades de conhecimento e na transposição de barreiras geográficas e culturais a escolha de um programa bilíngue de excelência é essencial. Nesse sentido, o Colégio CB COC São Roque possui o melhor programa de alfabetização bilíngue para os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I. Os pais que optam por essa modalidade de ensino estão proporcionando aos seus filhos um processo de aprendizagem rápido e natural. Com aulas de segunda a sexta-feira, duas horas diárias e  material pedagógico da Pearson Bilíngue Program, que contempla além do ensino da língua inglesa, conhecimentos de matemática e ciências naturais; o programa tem como meta oferecer ao aluno a possibilidade de adquirir uma segunda língua e ser capaz de se expressar e refletir no novo idioma. Vem ser bilíngue! Vem ser COC! Vem pro CB!