Segundo números da revista Exame, o Enem de 2017 contou com mais de 6,7 milhões de inscritos, 600 mil pessoas mobilizadas para a organização do evento, 67 mil fiscais de banheiro, 467,2 milhões de páginas usadas para imprimir os cadernos de questões, 12.432 locais de provas em 1.750 municípios diferentes, 23 mil agentes para fazer a segurança e 589 milhões gastos para a realização das provas. Números grandiosos que vislumbram a complexidade da prova que avalia se o aluno está preparado ou não para o mundo acadêmico que está logo adiante.

Os alunos do Colégio CB COC São Roque estão em fase final de preparação para o Enem 2018 que acontecerá nos dias 4 e 11 de novembro. Dois projetos extras ocorrem simultaneamente; o “Esquenta Enem” e aulas semanais de yoga. O primeiro tem como foco a revisão dos principais assuntos e dicas para que os alunos estejam totalmente preparados. O primeiro “aulão” aconteceu na última quarta-feira (26) com a professora Martha de Redação que abordou, entre outros assuntos: situações que levam à nota zero e repertório sociocultural. O próximo “aulão” será no dia 4 de outubro sobre interpretação de texto, no período da tarde das 14h às 16h.

Para ajudar os alunos no controle da ansiedade e nervosismo o Colégio CB COC está disponibilizando aulas de yoga. Segundo Madeline Andrews, colaboradora do Instituto Visão Futuro, estudos demonstram que os benefícios da meditação, uma das principais práticas da yoga, vão da diminuição da depressão, hostilidade e irritabilidade até a melhora da insônia e enxaqueca, além do aumento do controle mental, da criatividade e da empatia. “Uma das mais importantes vantagens da meditação é o aumento da concentração. A prática regular da meditação desenvolve a capacidade de prestar atenção e de ignorar distrações, de se sentir relaxado e alerta”. Tudo que os alunos precisam para o momento da prova.

De acordo com a coordenação do Colégio CB COC os alunos estão preparados e focados para realizarem uma excelente prova e terão um ótimo desempenho como tradicionalmente acontece. Vale lembrar que o Colégio CB obteve o melhor desempenho no Enem 2017 em todas as habilidades entre as escolas de São Roque. A pontuação geral foi de 609,24 com uma diferença de mais de 20 pontos em relação ao segundo colocado.