Espaguetes de natação, bolinhas de tênis, bambolês, bolinhas de sabão, fitas de cetim, molas malucas e bichinhos de pelúcia! Tudo isso, e outros acessórios ou brinquedos infantis, misturados com a flauta de êmbolo, apitos, reco-reco, castanholas, xilofone e guizeiras. Esse é o ambiente da sala de dança do Colégio CB COC São Roque, onde as crianças da Educação Infantil exercitam semanalmente a aula de musicalização. A responsável por esse trabalho cheio de ludicidade e criatividade é a especialista em musicalização infantil Ludimar Momma. A professora explica que aula de musicalização não é sinônimo de aula de música, os objetivos são outros. “O objetivo não é que a criança aprenda a cantar com afinação. Muitas pessoas possuem essa visão equivocada. A musicalização tem outros aspectos, intrínsecos e extrínsecos à atividade musical”, ressalta.

Segundo Ludimar, o objetivo da musicalização infantil é trabalhar a percepção, sensibilidade e compreensão dos sons, desenvolvendo habilidades, despertando na criança o interesse de criar, aprendendo de forma prazerosa, colaborando com a concentração, socialização, disciplina e raciocínio lógico. Além disso, por meio de jogos, brincadeiras e consciência corporal a criança se apropria das qualidades sonoras de maneira natural, percebendo as propriedades do som, altura, intensidade, duração, timbre, com mais coordenação motora e controle. “A educação musical tem muita importância no ambiente escolar. Tem a função de buscar, juntamente com os alunos, pais e o corpo docente, adaptações em melhoras de comportamento, disciplina, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento expressivo, coordenação motora, rítmica, conhecimento e apreciação musical”, destaca.

Outro fator importante neste processo é a necessidade de trabalhar separadamente por faixa etária, para melhor aproveitamento e compreensão, pois, para cada fase, as atividades são desenvolvidas de forma diferenciada. A professora informa que cantigas de ninar possuem como meta a afetividade, a apreciação musical e a prática do relaxamento. Já as cantigas de roda com instrumentos trabalham a coordenação motora, concentração, socialização e o trabalho em grupo. O silêncio, em conjunto com a sonoridade desenvolve a concentração e atenção aos comandos. Acalantos, músicas instrumentais clássicas, histórias cantadas, práticas instrumentais para datas comemorativas, entre outras atividades, também estão presentes nas aulas de musicalização da Educação Infantil no Colégio CB COC São Roque.

Para finalizar a professora Ludimar informa que neste 1° semestre de 2017 estão sendo trabalhados a exploração e reconhecimento de sons do corpo humano, da natureza e dos animais. Histórias foram contadas com dramatização e sonorização, aguçando a curiosidade e desenvolvendo a imaginação. Os alunos também estão envolvidos com muitas brincadeiras musicais e jogos de improvisação com muita expressão e percussão corporal. “Ensinar musicalização infantil é transportar-se juntamente com as crianças num mundo de fantasias, com muita melodia e alegria. É aprender brincando, é brincar aprendendo”, disse.