A importância da cultura local na formação das crianças é assunto recorrente entre os educadores. Darcy Ribeiro afirmou “a cultura é uma herança que se resume em um conjunto de saberes que são perpassados através das gerações”. Assim como a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento (Nepsid), Adriana Friedmann, afirma que a cultura da região onde a criança nasce, cresce e se educa é essencial para a sua formação. “Toda criança passa por processos de desenvolvimento universais, mas o que aprendem a partir da influência familiar, comunitária e local irá tornar cada uma delas únicas”.

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio CB COC São Roque, Priscila Fernanda Pereira, vai além. Para ela a cultura tem um papel importante no processo de aprendizagem porque permite a socialização, a discussão, o reconhecimento e a organização das ferramentas culturais como símbolos, significados, roteiros e objetivos da cultura humana, seja ela no aspecto local, regional ou multinacional.

Nesse sentido, os alunos da Educação Infantil e Fundamental I, participaram de uma jornada lúdica com a temática das Festividades de Agosto no município de São Roque. “Em alguns projetos pedagógicos buscamos o resgate de culturas tradicionais e sempre o enriquecimento cultural. A Jornada Lúdica sobre as Festividades de Agosto teve como objetivo promover o conhecimento, a vivência, os costumes da nossa terra”, disse. Priscila explicou que todos os anos o tema é trabalhado, mas neste ano a escola abordou o tema de forma mais prática. Entre as atividades da turminha do maternal: culinária típica da cidade, degustação e produção do suco de uva, inclusive com a pisa da uva.

Para os maiores, incluindo os alunos do Fundamental I, vídeos e debates sobre a história da enologia e sua tradição em São Roque, além da história religiosa do município. Os alunos também tiveram a oportunidade de fazerem releituras dos cenários e pontos turísticos da cidade, culminando com uma exposição de todas as atividades realizadas.  “Manifestações e expressões artísticas, tradicionais ou não, são sempre educadoras. De maneira espontânea trabalham as habilidades manuais, a socialização, as emoções e os valores”, finalizou a coordenadora.