Todos sabemos o quanto o ano de vestibular é complicado. As decisões a serem tomadas a partir deste momento são de grande importância para a vida – como a escolha de um curso. A insegurança é grande e na mesma medida o dever da escolha.

E quando falamos desse assunto, é muito importante estar ciente de uma coisa:

SENTIR ESSA INSEGURANÇA É NORMAL! VOCÊ NÃO É O ÚNICO QUE SE SENTE ASSIM.

  • Mas por que eu sinto essa insegurança?

Muitos alunos carregam o peso do vestibular como uma prova que mede se você aprendeu alguma coisa em todos esses anos de ensino fundamental e médio. Além daquele velho pensamento de que tudo vai se acabar se você não for aprovado.

Mas você não pode pensar desse jeito. Se você já praticou algum tipo de esporte, quantas vezes você entrou no jogo achando que ia perder e saiu vencedor? 

Sabe por que?

  • O medo de perder tira o foco de ganhar

Que toda escolha envolve riscos, isso você já sabe. E é normal sentir medo das consequências ruins que aquela escolha pode nos trazer. Mas já ouviu dizer que as melhores recompensas estão depois do medo?

Imagine que o seu sonho é pular de paraquedas e você deixa de saltar com medo dele não abrir e você ir parar direto no chão, e essa possibilidade realmente existe. Mas quando você escolhe saltar e dá tudo certo, percebe que o medo era só um obstáculo na sua cabeça que te impedia de fazer algo que você gostaria muito de fazer.

As derrotas acontecem pra todo mundo, e isso é fato, desde um simples “par ou ímpar” até uma eventual não aprovação. Mas se elas trazem algo de bom, é o aprendizado. Um grande jogador de basquete uma vez disse:

  • Você tem que aprender a “perder”!

“Eu perdi mais de 9.000 arremessos na minha carreira. Eu perdi quase 300 jogos. 26 vezes, eu fui confiado para lançar a bola do jogo e perdi. Eu falhei uma e outra e outra vez na minha vida. E é por isso que eu tive sucesso”

Michael Jordan

Você tem que entender que perder apenas te engrandece, te faz uma pessoa mais madura, mais dedicada e mais consciente do que precisa ser feito, portanto, não tenha medo de fracassar. Não se sinta a pior pessoa do mundo quando estiver passando por uma sequência de derrotas. Afinal, na verdade, você passou por uma sequência de APRENDIZADOS.

  • Como assim?

Vamos utilizar o exemplo: ESCOLHER UM CURSO.

Você já começa o ano de vestibular sofrendo porque precisa escolher o curso que vai fazer durante a tal da faculdade. A primeira reação é a mais óbvia: você finge pra você mesmo que não sabe que tem que tomar uma decisão mais cedo ou mais tarde. Mas como tem um caminhão de matéria pra estudar, deixa pra depois.

Responde uma coisinha, só entre nós, você quer ficar pra sempre com esse sofrimento? Se você não fizer uma escolha, isso nunca vai passar. Isso não significa que você tem que apressar as coisas e nem escolher qualquer curso só pra se livrar dessa pressão.

Isso quer dizer que, depois de escolher um curso, você pode focar 100% nos estudos e na sua vida de vestibulando. Não é isso o que você quer?

Mas antes que você diga que tem medo de errar na escolha, fique sabendo de uma coisa:

  • Não existe escolha errada!

A vida é feita de escolhas. E quer saber de uma coisa mais legal ainda?

Você SEMPRE vai escolher o que é melhor pra você, no momento em que faz a escolha. Se, por exemplo, você não curtir o curso que decidiu fazer, vai chegar na próxima escolha: continuo, troco ou largo?

Nesse caso, você também vai escolher o que você sente que é melhor. É claro que pode acontecer de olhar pra trás e ver que poderia ter feito diferente, mas faz parte do jogo. Pode ter certeza que na próxima chance, você vai estar mais preparado.

Agora você sabe que não existe escolha errada, só escolha mal pensada. Se você fizer de tudo para realizar a escolha mais consciente possível e quiser mudar de caminho lá na frente, não tem problema. Hoje, você vai ter feito o seu melhor!

Em outras palavras, se você fez a melhor escolha possível, não tem como ser melhor que isso. Portanto, você precisa encarar essa situação de maneira positiva. A única coisa OBRIGATÓRIA a ser feita é conseguir o máximo de informação que você puder para decidir qual curso fazer.

Tendo feito isso, você pode dar o próximo passo!

  • A insegurança só atrapalha na hora de escolher um curso

Tomar qualquer decisão significa evoluir, se desenvolver, aprender. Significa sair da sua zona de conforto e ir em direção ao que você quer. Mas a insegurança nessa hora não ajuda em nada. Na verdade, em muitos casos ela é o único obstáculo entre você e a resposta.

Você deve aprender a combater essa insegurança, e isso vem de dentro!

Imagine quantos sonhos e objetivos você deixou de lado por não se sentir capaz ou por um medo bobo de falhar. Imagine agora você velhinho, sentado na sala da sua casa, trocando uma ideia com os seus netos. Quais histórias você vai contar pra eles?

Não seria MUITO mais legal ouvir de um deles “me conta aquela história de quando você tinha 20 anos” ao invés de chapeuzinho vermelho?

Tentar e fracassar é MIL vezes melhor do que não tentar. Já diziam os antigos: “os erros são as melhores aulas da vida”. E não somos só nós do Colégio CB te dizendo isso. Quer fazer uma experiência?

Digite no Google: “tentar ou não”, e leia os resultados! Ninguém nunca irá incentivar alguém a não tentar. Você nunca poderá saber como pode ser se não se arriscar.

Trazendo pro seu contexto, é melhor escolher um curso e se arrepender do que desistir de estudar. Claro que o melhor a se fazer é pensar bastante antes dessa escolha, mas ela precisa ser feita e só você poderá saber se foi a mais adequada.

  • A insegurança é só uma forma de pensar

É isso mesmo!

Tente lembrar de todas as vezes em que você se arriscou e teve sucesso. Se já fez isso algumas vezes, por que não seria capaz de combater a insegurança e fazer de volta?

O seu jeito de encarar essas situações muda completamente o resultado. Em outras palavras, se você seguir os passos que a gente te aconselhou até aqui, fica muito mais fácil de tomar uma decisão complicada como escolher um curso.

Isso acontece porque você já andou metade do caminho quebrando o tabu, e agora pode se concentrar em fazer a melhor escolha possível.

Se você se considera capaz de conquistar aquilo que deseja, falhar é só um passo em falso de uma maratona inteira. Toda maratona começa com o primeiro passo, mas você não vai chegar a lugar nenhum se tiver medo de dar o primeiro.

Então atente-se, tenha foco e vá em frente! Não podemos nos esquecer que você precisa se esforçar para que as coisas aconteçam, não basta ficar parado esperando que tudo caia no seu “colo”. Como dissemos, errar faz parte, mas você precisa se preparar e estar pronto para enfrentar esses grandes desafios.

Não transforme a insegurança em uma desculpa, isso só irá te atrasar e fazer com que você não progrida na vida. Vá em busca, dê o primeiro passo e siga em frente!

Depois dessa conversa acreditamos que você irá pensar diferente. Então mãos à obra!

 

Fonte: Blog Que Curso, Adaptado.