Em 2012, a então diretora da época Elaine Wyllie estava preocupada com a falta de condicionamento físico dos alunos, então, determinou que durante 1 mês, existiria um intervalo diário de 15 minutos para as crianças correrem no pátio ou gramado da escola.

A ideia deu muito certo, se transformando num programa de combate à obesidade, atualmente adotado por mais de 3600 escolas, distribuídas em mais de 30 países.

O resultado? Um aumento no tempo diário de atividade moderada a vigorosa e diminuição em tempo sedentário. No começo, muitas crianças não conseguiam completar o percurso inteiro, porém no prazo de quatro semanas quase todas já conseguiam, e não menos importante, gostaram, afirma Elaine.

Além disso, foi notado que os níveis de atenção e comportamento nas aulas melhoraram, os pais também disseram que os filhos ficaram mais saudáveis, ativos e alertas.

O programa deu tão certo que hoje a ex-diretora dedica-se a divulgar o novo projeto, que vai além das escolas. Nesse caso, a caminhada também vale: o negócio é estimular escolas de ensino médio, universidades e empresas a tirar as pessoas da cadeira para se mexerem, todos os dias, por pelo menos 15 minutos.

Fonte: Revista Crescer, Adaptado.