Antes, visto com maus olhos, o EAD (Ensino à distância) possuía o título de “supletivo do ensino superior” e era muito pouco aderido pelas pessoas.

Num cenário onde a tecnologia cresce cada vez mais, através de diferentes metodologias foi possível adaptar esse modelo educacional aprimorando-o e fornecendo uma melhor experiência para os alunos.

O resultado disso foi um crescimento de 1120% de matrículas nos cursos a distância no ano de 2015, em relação à 2005, enquanto as matrículas em cursos presenciais cresceram apenas 46% no mesmo período.

As principais características da EaD são os horários flexíveis, preços acessíveis (em torno de 40% em relação à presencial) e não necessidade de deslocamento para as aulas.No entanto, esta modalidade requer uma extrema disciplina pessoal, foco, autonomia e maturidade para saber lidar com as distrações.

Se o aluno pensa em realizar um curso não presencial, o mesmo deverá estar ciente de que a dedicação e principalmente o foco são exigências mínimas para que se desfrute de tudo o que as vídeo aulas podem proporcionar. O ensino não depende tão e somente de um mestre, mas sim da vontade e absorção pela parte dos alunos.

Fonte: Revista Linha Direta (Ed. Maio 2017), Adaptado.