Na busca pela interação entre os docentes, o Sistema COC de Ensino promove encontros regionais de seus educadores, o chamado Ered. O evento acontece em várias etapas ao longo do ano em diferentes regiões do país e tem com o tema central em 2017: “Protagonistas da Escola do Século XXI: o aluno”. No último sábado, 20, aconteceu no Espaço de Eventos Villa Blue Tree, em São Paulo, a etapa regional de São Paulo. O corpo docente do Colégio CB COC São Roque participou do encontro que contou workshops específicos para cada segmento de ensino e com a palestra final “Nova Escola, Novo Aluno, Novo Professor e Muitos desafios”, com o doutor em Educação Max Haetinger.

O palestrante, pós-graduado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Criatividade e Psicopedagogia, e mestre em Educação a distância (AWU/EUA) enfatizou que o desafio do professor atual é a busca constante pelo conhecimento. Segundo Haetinger o professor “de antigamente” não tem mais espaço na escola do século XXI. As crianças são alfas, conectadas a tecnologia e não será qualquer conteúdo que vai despertar o seu interesse. “É muito importante pensar que junto com a inovação da tecnologia, tem de vir a evolução nas práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula. A busca pela inovação é uma cadeia complexa e, no caso da educação, passa sempre pela ação docente e sua formação para o uso das tecnologias”, ressaltou o especialista.

Durante os workshops foi trabalhado o conceito de protagonismo do aluno e os benefícios para a aprendizagem efetiva dos mesmos. Os participantes também discutiram situações reais de boas práticas do protagonismo em sala de aula e como utilizar as tecnologias disponibilizadas pelo sistema COC. Para a professora da Educação Infantil Monique Melo o Ered 2017 acrescentou novos conhecimentos. “Foi muito significativo, renovou nossos conceitos e apresentou outras possibilidades para o trabalho em sala de aula. Além disso, abordou na prática uma forma de trabalhar em que o aluno seja o protagonista”, destacou a professora.

A vice-diretora do Colégio CB COC São Roque, Evelyn Gennari, informou que além da importância para a formação continuada dos professores esses momentos de encontro com educadores de outras localidades são importantes para que se possa fazer uma reflexão do trabalho realizado na instituição.