A Unesco, no relatório “Educação: Um Tesouro a Descobrir”, da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, elencou quatro pilares fundamentais para a Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Tais pilares evidenciam o pensamento da Educação Pós- Moderna presente nos princípios e valores do Colégio CB COC São Roque. Nesse contexto, no que tange a Educação Infantil o entendimento, ensino e aprendizagem estão comprometidos com o “conhecer e conviver”. Todas as teorias e fundamentos devem ser colocados em atividades cotidianas para que realmente façam a diferença na vida de educandos e educadores.

De acordo com a coordenadora pedagógica para a Educação Infantil, Priscila Fernanda Pereira, essas práticas são aplicadas através dos projetos realizados constantemente. Exemplificando, ao longo deste semestre, as turmas do 2° estágio, das professoras Janaina Salvetti, Camila Oliveira e Mayara Nascimento, estão desenvolvendo o projeto “Meu corpo, meu mundo!”, que tem como finalidade despertar na criança a consciência de seu corpo, o conhecimento de suas partes, funções e cuidados. Além disso, relacionar o corpo humano com atividades cotidianas e interação com o meio no qual está inserido. Priscila explica que no decorrer do projeto as crianças aprendem a conhecer as partes do corpo e nomeá-las, reconhecer suas funções e órgãos e ampliam a percepção de mundo através dos cinco sentidos.

O conteúdo do projeto é interdisciplinar e composto por 35 momentos distintos. Na fase inicial vídeos, visitas ao laboratório de ciências para observação de esqueletos, desenhos e colagens são alguns dos métodos utilizados para o reconhecimento do corpo. No segundo momento as crianças iniciaram a construção de um livro coletivo a partir da apresentação da história “Meu corpo é uma casa”. Cada página do livro é composta por partes do corpo humano e montada por diferentes técnicas. Como por exemplo, a montagem de um esqueleto humano com cotonetes. Nesta etapa as crianças também realizam atividades coletivas para novas experiências como telefone sem fio, roda para as crianças degustarem os diferentes sabores (doce, salgado, azedo e amargo) e observação da sujeira existente na areia através do microscópio, entre outros experimentos.

Segundo a coordenadora as crianças estão bastante envolvidas com o projeto, pois cada criança tem a percepção das suas possiblidades e limitações com seu próprio corpo.  "No decorrer do projeto as crianças puderam vivenciar noções de higiene, cuidados com o corpo e principalmente conscientização do respeito às diferenças. Estamos felizes com o desenvolvimento do trabalho, pois o projeto obteve excelentes resultados na vida e nas atividades cotidianas de cada criança”, destaca Priscila Fernanda. Como produto final as crianças irão construir uma boneca de lata que terá como tema, a música “Minha boneca de lata”.