A 2ª fase da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que neste ano de 2017 tem a participação das escolas privadas, acontecerá em 16 de setembro em local a ser divulgado pela organização do concurso. No entanto, os nomes dos alunos classificados pelo Colégio CB COC São Roque foram anunciados pelo professor de matemática João Arci Júnior, responsável pelo programa no colégio, na quinta-feira (22), durante a cerimônia de premiação da 2° Avaliação Nacional do Sistema COC de Ensino.

De acordo com as regras da OBMEP 2017 são classificados dois alunos por nível para cada instituição de ensino participante. Os níveis são: 1, do 6º e 7º ano do Fundamental, 2, 8º e 9º ano Ensino Fundamental e nível 3, alunos do Ensino Médio. O Colégio CB participou do evento com 42 alunos do Ensino Fundamental II e os classificados foram: Otávio Bernardi de Souza e Helena Lobo no nível 1 e Luis Eduardo Euzebio Alves e Pedro Henrique Lopes Martins Sartori para o nível 2. Na ocasião, o professor João Arci parabenizou os classificados e ressaltou que a participação foi voluntária. “Essa disponibilidade de vocês em participar do desafio é admirável”, disse o professor parabenizando a todos.

A OBMEP é um projeto nacional realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) entre os seus principais objetivos estão: estimular e promover o estudo da matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação  básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional, contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas, promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A prova final da OBMEP 2017 será composta por 6 questões discursivas e os premiados recebem medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa de acordo com a classificação final. Professores, escolas e Secretarias de Educação também receberão prêmios.