A Educação vem passando por transformações significativas, o quadro negro e o giz já fazem parte apenas do imaginário representativo, as apostilas e livros dividem espaço com o ambiente virtual com a introdução do ensino híbrido. No entanto, alunos continuam com seus sentimentos e a dificuldade em trabalhar com eles. Pensando na importância da formação integral do individuo, a Pearson, grupo mantenedor do Sistema COC de Ensino, desenvolveu um programa que busca “desenvolver as competências sociemocionais dos alunos de forma a gerar impacto positivo na aprendizagem e facilitar o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida social”. A “Coleção Amigável MENTE”, foi elaborada para que os alunos possam lidar adequadamente com suas emoções.  

Sempre atento às inovações e ferramentas pedagógicas diferenciadas o Colégio CB COC São Roque aderiu ao programa para as turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Uma apostila anual, dividida em quatro eixos visa garantir que o aprendizado socioemocional aconteça de acordo com o desenvolvimento biológico, psicológico e social do aluno.O autoconhecimento e autocontrole foram trabalhados no 1º bimestre. No segundo estão desenvolvendo suas habilidades interpessoais, no 3º e 4º bimestre os temas abordados serão resolução de conflitos e tomada de decisão responsável,respectivamente. 

O trabalho é desenvolvido através da apostila em sala de aula e também com atividades para casa que devem ser realizadas junto com a família. Essa interação com os familiares estimula não só o desenvolvimento do aluno, mas de toda a família. Já é possível avaliar que os resultados serão muito positivos. As crianças adoram as tarefas e os pais também já expressaram sua satisfação com o projeto. De acordo com as professoras das turmas os benefícios são intensos para todos os alunos,especialmente para os mais introvertidos, que por meio do projeto estão conseguindo se expressar e externar seus sentimentos. 

O Colégio CB COC São Roque acredita que este trabalho contribuirá de forma significativa para que os nossos alunos cheguem à fase adulta “com habilidades que permitirão ter uma vida plena do ponto de vista pessoal, acadêmico, profissional e pessoal e, com isso, gerar impacto positivo na aprendizagem e na comunidade”.