Muito tem se falado sobre Educação nas últimas semanas em função do acalorado debate eleitoral. Além disso, as discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o novo Ensino Médio trazem constante o tema para discussões em várias instâncias. No entanto, a ressignificação do processo escolar ainda é apenas discutida pontualmente por pesquisadores e educadores da área. O debate amplo e conjunto entre educadores, sociedade e agentes públicos ainda está longe de acontecer.

Para Júlio Furtado, que tem mais de 30 anos na formação de professores e gestores educacionais, o processo de ressignificação da educação escolar é “antes de tudo, uma questão de persistência que exige que mantenhamos a discussão e a reflexão sobre alguns aspectos fundamentais que compõem a função da escola”. Entre eles: Educação e desenvolvimento, indisciplina na escola, aprendizagem significativa, relação escola-família, relação professor-aluno, avaliação do desempenho dos professores e metodologias ativas.

A questão da aprendizagem significativa e a relação família-escola talvez seja o grande norteador dessa importante discussão. Em entrevista para a revista Escola Particular (Ano 22, no 246, setembro de 2018) Furtado foi questionado sobre o fato de muitos pais acreditarem que os professores devem assumir tarefas que são suas na educação dos seus filhos, deturpando a responsabilidade que deve existir no ambiente familiar. Para ele “a família precisa educar para os valores morais de forma que a criança chegue na escola em condições de ser educada para os valores sociais, coletivos”. Sobre o fato de que muitas famílias não vem cumprindo bem o seu papel o educador diz que ao cruzar os braços ou apontar dedo uma para outra só vai reforçar o conflito. Nesse sentido afirma “Somos Todos Família!’.

Neste 15 de outubro, Dia do Professor, O Colégio CB COC São Roque reafirma o seu compromisso com a Educação e com todos os envolvidos nessa missão. Junto com o Sistema COC de Ensino trabalhamos para um aprendizado significativo com metodologia inovadora e ferramentas tecnológicas. Professores, alunos e suas famílias serão sempre acolhidos, sem barreiras, de forma clara e eficiente. O Colégio CB COC parabeniza a todos os professores, especialmente o seu corpo docente, por este 15 de outubro!