Estar aberto para a vida é o que aproxima os alunos dos seus talentos. Este é um dos pilares do Sistema COC de Ensino, especialmente para os alunos do Ensino Fundamental II. A partir deste fundamento o Colégio CB COC São Roque trabalha com propostas multimetodológicas integradas a aspectos cognitivos e sociais, que preparam os alunos para a vida inteira. Nesse contexto, a professora de português Susi Margareth, realiza projetos que proporcionam aos alunos oportunidades de percepção e reflexão sobre os acontecimentos da atualidade, tanto no aspecto regional, nacional e mundial.

Entre os temas trabalhados recentemente, os 20 anos da clonagem da ovelha Dolly e os quatro anos da invasão do Instituto Royal em São Roque, onde a pesquisa com animais e a ética foram amplamente discutidos. No início do mês de setembro a passagem do furacão Irma pelo estado da Flórida nos Estados Unidos foi outro assunto profundamente pesquisado e debatido, incluindo a confecção de cartazes e sendo tema de redação para os alunos do 6°Ano.

De acordo com a professora Susi o objetivo desse processo de contextualização é fazer com que os alunos se interessem por assuntos da atualidade e uma maneira de trazê-los para a realidade do mundo. “Hoje os jovens estão fechados no mundo da tecnologia. Eles conseguem interagir e se atualizar em muitos aspectos, mas nem sempre sabem o que acontece no mundo”, disse. Como consequência, a professora constata que o efeito sempre é positivo já que a participação, interação e o resultado dos trabalhos apresentados são excelentes. “Além disso, eles ficam contentes por diferentes motivos, inclusive pela possibilidade da conversa em casa com os pais quando o assunto não foi vivenciado por eles, como no caso da clonagem da ovelha Dolly”, concluiu a professora.

O colégio CB COC São Roque possui uma ampla plataforma pedagógica com diferentes ferramentas para garantir resultados eficazes ao processo de aprendizagem da Educação Infantil ao Ensino Médio, onde o desenvolvimento socioemocional, cognitivo e afetivo são abordados de modo adequado às crianças e adolescentes do século XXI.