A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), documento vinculado ao Ministério do Trabalho, tem 2.619 profissões registradas no mercado de trabalho brasileiro. Diante deste número fica clara a ansiedade do jovem que se vê diante de uma multiplicidade de profissões. No século passado o chamado teste vocacional foi desenvolvido e aplicado em larga escala na intenção de nortear a escolha de uma profissão, especialmente para alunos que finalizavam a educação básica, o antigo colegial. Diante das perspectivas e desafios profissionais do século XXI o teste vocacional passou por adaptações e hoje os especialistas trabalham com a orientação profissional e de carreira.

O calendário de vestibulares 2019 já está definido e muitos alunos ainda passam por momentos de angústia na hora da escolha do curso, já que mais do que a escolha de uma profissão a carreira pode significar a escolha de uma vida. A boa notícia é que não existe escolha certa ou errada. De acordo com a psicóloga e psicanalista Denise Arisa dos Santos Dias, as pessoas apresentam ao longo da vida várias capacidades, habilidades e interesses, não existindo assim a ideia de uma escolha certa ou errada. A orientação profissional é um processo de facilitação que auxilia o jovem a aprender a escolher e proporcionar subsídios para a escolha mais adequada.

Com o intuito de proporcionar essa facilitação, todos os alunos do ensino médio do Colégio CB COC São Roque irão participar durante o mês de agosto de um projeto de orientação profissional desenvolvido pela psicóloga e psicanalista Denise. O projeto tem três pontos a serem trabalhados: orientar e acompanhar o processo de escolhas profissionais nos aspectos intelectuais e emocionais; proporcionar ao jovem a consciência de suas capacidades, habilidades e interesses, e desenvolver sobre a questão dos critérios utilizados na escolha. Segundo Denise, a ideia é oferecer a oportunidade para que os jovens encarem esse momento de escolha de uma forma saudável, segura e interessante e não como um problema a ser resolvido. “A fase da adolescência é um momento de grande organização intelectual e emocional. Um adolescente bem organizado terá muito mais chances de passar pela fase da escolha profissional mais tranquilo e feliz”, enfatiza a psicóloga.

A coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Suellen Bortoleto, explica que o projeto será desenvolvido entre os dias 6 e 24 de agosto, no período de aula, em dias semanais alternados para não haver prejuízo de conteúdo. Entre as estratégias que serão utilizadas a aplicação de alguns testes como: escala de maturidade para a escolha profissional; levantamento de interesses profissionais e habilidade mental para o trabalho. Corroborando com o projeto o Colégio CB COC também vai proporcionar aos alunos uma visita a 12ª Feira USP e as Profissões em São Paulo. “Não queremos apenas informar os nossos alunos sobre as profissões, e sim, trabalhar para que eles encontrem uma identidade profissional”, finaliza a coordenadora.