O prêmio Nobel de Economia, o americano James Heckman, defende que o melhor investimento que se pode fazer é o investimento na Educação Infantil. Segundo ele, cada dólar gasto com uma criança pequena trará um retorno anual de mais de 14 centavos durante toda a sua vida. A primeira vista pode parecer equivocado um economista abordando assuntos relativos à primeira infância, mas Heckman também é um estudioso da educação. Em entrevista para a Revista Veja (edição 2549, setembro de 2017) informou que os estímulos para o desenvolvimento devem acontecer desde muito cedo. “É uma fase em que o cérebro se desenvolve em uma velocidade frenética e tem um enorme poder de absorção, como uma esponja maleável. As primeiras impressões e experiências na vida preparam o terreno sobre o qual o conhecimento e as emoções vão se desenvolver mais tarde. Se essa base for frágil, as chances de sucesso cairão; se ela for sólida, vão disparar na mesma proporção”.

Outro ponto destacado por Heckman, e atualmente muito discutido nos meios educacionais, é o aprendizado de habilidades socioemocionais. “O grande erro nesse debate é tratar tais habilidades - autocontrole, resiliência, trabalho em equipe – como algo que não tem nada haver com as habilidades cognitivas, o aprendizado das matérias propriamente ditas. Não existe essa fronteira. O bom professor está sempre ensinando as duas: ao aprender a ler e a soletrar as palavras, a criança interage com os amigos, forma vínculos, lida com emoções ligadas ao sucesso e ao fracasso – enfim, aprende a se comunicar de forma ampla”.

Alinhado ao mesmo pensamento, o Colégio CB COC São Roque parte de propostas multimetodológicas, alegres e lúdicas, para estimular a criança de forma adequada, integrando aspectos cognitivos e sociais. Por meio de projetos pedagógicos dos professores e com um conjunto de experiências educacionais do Sistema COC são trabalhadas três grandes áreas do conhecimento: Linguagens de Expressão (Plástica, Oral, Escrita, Corporal e Musical), Natureza e Sociedade (Linguagem Afetivo-Social, Ciência da Natureza e Tecnologia) e Linguagem Matemática.

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Priscila Fernanda Moreira, reitera a informação de que é do nascimento aos seis anos que ocorre grande parte do desenvolvimento da criança e de sua inteligência, em níveis racional e emocional, determinando a sua capacidade de aprender. Para exemplificar como a Ciência da Natureza é trabalhada na Educação Infantil a coordenadora Priscila detalhou o trabalho recentemente desenvolvido na turma do maternal 2C da professora Thaline de Lucca Dias.  As crianças estão trabalhando ao longo do semestre o projeto “Dia-a-dia da Dadá”, através dessa atividade as crianças descobriram que a Dadá também cuida das plantinhas da casa dela, o que acabou despertando a curiosidade das crianças, levando a uma aula-passeio pela escola, observação entre as diferenças entre plantas e flores, o desenvolvimento de um boneco de alpiste e culminou com a montagem de um “terrário”. “Quando a turma desenvolveu o boneco de alpiste para cuidar e decorar, já foi possível perceber que a atividade não se esgotaria ali. Esse projeto prova que as crianças se interessam pela temática e chegam a formar suas próprias opiniões”, disse Priscila. Para a montagem do “terrário” as crianças foram ao laboratório de ciências da escola para realizar a atividade com a professora de biologia do Ensino Fundamental II, Fabíola Desiree Cristina de Campos, que conversou com a turma sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Outro ponto de alinhamento do pensamento de James Heckman com o Sistema COC é a convicção na extraordinária capacidade do ser humano de se beneficiar do ambiente. Nesse contexto, o Colégio CB COC trabalha com princípios de interdisciplinaridade e contextualização para a formação escolar de excelência da Educação Infantil ao Ensino Médio.