Na próxima quarta-feira(5), às 19h, no auditório do Hotel Cordialle, acontecerá a palestra “A importância do Afeto no Desenvolvimento Emocional e Cognitivo do Educando”. O ministrante será o Prof. Doutor, Luiz Antonio Corrêa, atual presidente da Sociedade  Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPq). O evento, promovido pelo Colégio CB COC, é destinado a professores, colaboradores da área da educação e pais. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na secretaria do colégio, pessoalmente ou por telefone.  No final do evento, o Centro Nacional de Ensino Superior, Pesquisa, Extensão, Graduação e Pós-Graduação (Censupeg), no qual o palestrante é docente titular, fará o sorteio de duas bolsas (50%) para o curso de pós-graduação em “Neuropsicopedagogia Clínica”.

Com formação em psicanálise, pedagogo e psicólogo, Corrêa é doutor em psicologia com ênfase em neuropsicopedagogia pela USAL – Buenos Aires – Argentina.  De acordo com a SBNPq a neuropsicopedagogia pode ser definida como “uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da Neurociência aplicada à educação, com interfaces da Psicologia e Pedagogia que tem como objeto formal de estudo a relação entre cérebro e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e escolar.”

Um dos pontos de abordagem do palestrante será sobre as dificuldades de aprendizagem diárias que não são tão conhecidas e de difícil diagnóstico. Corrêa apontará os sinais que os alunos apresentam e as estratégias para que os professores permaneçam motivados diante as dificuldades. Assim como a importância do equilíbrio emocional na família para a potencialização da qualidade de vida e do processo de aprendizagem.

A coordenadora do Ensino Fundamental II, Suellen Bortoleto, explicou que a escola faz uma avaliação continua do processo de ensino-aprendizagem em todos os segmentos para que eventuais falhas sejam corrigidas rapidamente. No entanto, os desafios são diários e a opinião de um neuropsicopedagogo pode apontar novas interpretações. “O professor Luiz é um pesquisador da mente das crianças desde o período embrionário. Com certeza vai contribuir significativamente para que tenhamos novos olhares diante de determinadas situações”, enfatizou.