O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova com maior número de participantes no país e a principal porta de entrada para milhares de estudantes em universidades ou para a concorrência em bolsas de estudos e até financiamentos escolares. O conteúdo é extenso visto que é edificado com base na grade curricular do Ensino Médio e a prova se apresenta no sentido de dar soluções para situações integradas ao cotidiano, fazendo uso de conceitos interdisciplinares, lógica e interpretação. Nesse sentido, a pesquisadora da Equipe Brasil Escola, Vânia Duarte, defende a ideia de que a preparação para o Enem demanda tempo, orientação e de alguém que lhe dê um norte, neste caso a instituição de ensino por meio do corpo docente. “É essencial que o professor permita que os alunos concebam o exame não como uma prova resistência, mas sim como uma democrática oportunidade de acesso às vagas federais de ensino superior – objetivo norteador para a maioria dos candidatos”.

Ciente do compromisso e responsabilidade com os seus alunos o Colégio CB COC São Roque começa a preparação dos seus alunos para o exame ainda no Ensino Fundamental II. A vice-diretora pedagógica, Evelyn Gennari, explica que a Avaliação Nacional do Sistema COC, realizada bimestralmente no Fundamental II, apresenta as mesmas características do Enem. “Além do perfil da prova, onde o aluno precisa apresentar domínio das competências exigidas pelo Inep, os alunos já começam a assimilar a questão do tempo de resolução das questões. O que futuramente será essencial para um bom resultado no Enem”, argumenta Evelyn. Sobre as competências cobradas pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – a vice-diretora esclarece que tais competências podem ser conferidas no edital da prova, mas em resumo o Enem propõe: o domínio da linguagem e suas características, a compreensão dos fenômenos (naturais, histórico-geográficos, tecnológicos e artísticos), enfrentamento das situações-problema, construção, argumentação e elaboração de propostas. Os três últimos itens são voltados especialmente para a Redação, fundamental para pontuação final. “A média da prova de redação dos últimos anos foi de 880 pontos o que mostra que o trabalho desenvolvido junto aos nossos alunos tem atingido os objetivos propostos”, destaca a vice-diretora.

Posteriormente, no Ensino Médio esse trabalho é intensificado e os alunos realizam simulados do Enem periodicamente no 1° e 2° ano, além das Avaliações Nacionais do Sistema COC. Para o 3°ano, além dos constantes simulados e avaliações, o material didático é totalmente voltado para o Enem e os grandes vestibulares nacionais. “Todo o trabalho desenvolvido no Colégio CB COC São Roque é voltado para que os nossos alunos obtenham sucesso nos grandes vestibulares e no Enem, entrando nas melhores universidades. O nosso grande diferencial é que aos nossos alunos não precisam passar por cursinho pré-vestibular para serem aprovados. Eles entram direto do 3° ano para a universidade”, finaliza Evelyn.